Muitas pessoas sentem ansiedade e não sabem se sofrem de um ataque de ansiedade ou síndrome do pânico. O que é então a síndrome do pânico? Vamos eclarecer isso neste artigo. Se estiver interessado em quais são os sintomas da síndrome do pânico pode ler o artigo dedicado ao assunto.
Você está na fila do supermercado à espera de pagar, já está à espera há algum tempo,mas só falta uma pessoa até chegar a sua vez. Espere... que sensação é essa? Está a sentir uma coisa estranha na garganta, sente uma espécie de aperto no peito, começa a faltar o ar e parece que o seu coração saltou um batimento. Você pensa "Por amor de Deus... aqui não!"
Você olha à sua volta - há perigo ou ameaçãs? Quatro caras pouco simpáticas atrás de você e uma pessoa à sua frente. Você sente um formigueiro e umas picadas no braço esquerdo, sente uma leve tontura e depois têm uma explosão de medo enquanto teme o pior. Você está quase a ter um ataque de ansiedade.
Você não tem dúvidas que este vai ser um dos grandes. Você se concentra: você se lembra de tudo o que lhe ensinaram e agora chegou a hora de aplicar essas técnicas.
Você começa a respirar fundo como o médico recomendou. Inspira pelo nariz e expira pela boca. Você pensa em coisas relaxantes e quando inspira novamente você pensa "Relaxa" e depois expira. Mas parece que isso não está a fazer um efeito positivo... Só por você se concentrar na respirção ainda sente mais insegurança.
Então você utiliza a segunda técnica.
Relaxamento muscular gradual. Você faz tensão nos ombros, mantém durante10 segundos e depois relaxa.Você tenta outra vez. Não... Ainda não sente diferença. A ansiedade está a aumentar e só por você não ter mais técnicas torna o seu pânico ainda maior. Era bom quee estivesse junto da sua família, com um amigo ao lado... Assim você poderia ter confiança para lidar com a situação.
Agora a adrenalina está a correr pelas suas veias, tem um formigueiro no corpo, sente a sua pulsação, sensações desconfortáveis e agora está com medo de perder o controle. Ninguém à sua volta faz idéia do terror que você está a sentir. Para eles é um dia igual aos outros e mais uma ida chata ao supermercado.
Agora você não tem mais opções e recorre ao seu plano de emergência. A melhor técnica para lidar com um ataque de pânico é fugir. Você sai da fila e sente vergonha porque chegou a sua vez de pagar. O caixa olha para você com uma cara de espanto enquanto você sai do supermercado deixando as compras para trás enquanto foge pela porta. Não há tempo para pedir desculpas - você precisaestar sozinha/o. Você sai do supermercado e entra no carro e começa a conduzir. Será que este pode ser o ataque pior, aquele que vai ultrapassar os seus limites mentais e físicos? Dez minutosdepois o pânico diminuie desaparece.
São 10 da manhã e você não sabe como vai chegar ao fim do dia.
Fonte: http://sindromedopanico.net/sindrome-do-panico-o-que-e/
No comments:
Post a Comment