A doença psicossomática é caracterizada quando existe presença de alterações clínicas por exames de laboratório, ou seja, existe um dano físico. É uma doença orgânica, mas com causa psicológica.Ter uma doença psicossomática não significa que a dor não exista. Pelo contrário, a pessoa realmente está em sofrimento e mesmo sabendo que existe um diagnóstico orgânico, a pessoa procura uma explicação que não existe da forma que ela está pensando, causando mais sofrimento. Alguns exemplos do que se pode acontecer quando existe uma doença psicossomática são: queda de cabelo ou pelos e marcas vermelhas.
Qual seria a forma de tratamento para uma doença psicossomática?
A forma de tratamento seria o processo terapêutico que irá ajudar ao paciente a detectar o problema no cotidiano dessa pessoa. Com isso o contexto do cotidiano poderá ser mudado e o tratamento será bem sucedido ajudando na melhora do paciente. A doença psicossomática geralmente permanece por toda a vida com gravidade variável e período de desaparecimento dos sintomas.
A somatização é quando não existe doenças orgânicas porém existem sintomas físicos. Esses sintomas físicos sem explicações possuem uma causa emocional. Por exemplo a síndrome do pânico. Como falei anteriormente em outro post, na síndrome do pânico apresentamos sintomas idênticos a um ataque cardíaco, porém o médico não detecta cardiopatia nos exames.
CURIOSIDADES:
Estudos informam que a maioria das pessoas tem a sensação somática anormal a cada sete dias.
Estudos informam que a maioria das pessoas tem a sensação somática anormal a cada sete dias.
No comments:
Post a Comment